terça-feira, 11 de julho de 2006

Futebol...

Não percebo muito de futebol, aliás, não percebo nada! Com espanto dirigi-me aos entendidos treinadores de bancada que conheço e perguntei se a FIFA tinha alterado algumas regras de jogo para este mundial. Responderam-me prontamente que aumentaram as penalizações para agressões e tal, mas que no geral de mantinha tudo na mesma.
Fiquei um bocado baralhada, porque do meu ponto de vista aconteceu algo de novo no futebol. A partir da final do Campeonato do Mundo de 2006, quando um jogador é verbelmente agredido tem uma de duas opções:
a) Dá uma cabeçada na cabeça do agressor e passa a ser arruaceiro, assim como o resto da sua equipa;
b) Dá uma cabeçada no peito do agressor (directamente do coração, tipo reanimação cardíaca) e passa a ser o melhor jogador do torneio.
Se, imaginemos, os árbitros respondessem com tal violência sempre que são verbalmente agredidos, simplesmente já não existiam no jogo, por isso não são eles os responsáveis pelos devaneios dos jogadores, alguém há-se ser...
A FIFA parece-me a cimeira do G8, um bando de gajos a decidir sobre a vida de uns tantos outros gajos, mas com a salvaguarda de nunca se prejudicarem entre si, mesmo que isso signifique a ruína do resto dos gajos que não podem ter lugar na decisão.

Sem comentários: