segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Férias II

Em Roma sê Romano!
Um conselho bem aventureiro para quem se arrisca a ir de férias para sítios com gente muito estranha! Bom, mas como não nos arriscámos sobre o verdadeiro desconhecido, achámos que em frança sê francês (pelo menos tenta), seria uma boa dica para a semana por terras francesas que fizémos. Achámos, é bem o termo, porque mesmo na Europa, os acontecimentos bizarros não deixam de nos surpreender.
Resolvemos comer tarde e a más horas durante todos os dias de férias, e em Espanha este não é um problema, porque há sempre algo que se coma em qualquer café. Em França há uma espécie de ditadura das refeições e a partir das duas da tarde já não é possível comer. O que é que nos resta? Comer crepes na rua a tarde inteira... Ou então uma casa de hamburgueres chique (non-stop 11-24h)!
Bom, em Montpellier (uma cidade mais moderna do que esperávamos), lá fomos comer um hamburguer a uma casa pseudo-chique. O fantástico destes sítios é a quantidade de coisas absolutamente bizarras que tropeçam em nós desde que entramos na porta. Esta casa de hamburgueres, cuja decoração era feita com porquinhos e vaquinhas fofinhas, em paredes vermelhas e tinha mesas de design italiano, servia com simpatia mini pratos em menus de 15€ (os mais baratinhos)! Também tinha uma carta de vinhos, facto que me fez pensar que tipo de vinho recomendariam para um Cheeseburger, ou para uma salada de alface.
Mas o elemento mais perturbador desta refeição foi mesmo a chegada do hamburguer à nossa mesa, com talheres! Comer com talheres fast-food deve servir para enganar o estômago, realmente comemos mais devagar, mas se estivessemos no MacDonalds, o hamburguer teria perdido a validade quando acabasse de o comer. Talheres, hamburguer, por mais que pense, não me lembro de ter aprendido com que tipo de faca devemos comer esta invenção americana, será que os franceses inventaram uma propositadamente para isto?
Na próxima viagem que me leve a França vou estar mais atenta ao tipo de talheres que usam para os aperitivos da cerveja...
Um abraço felino,
Zorbas

Sem comentários: