sexta-feira, 26 de junho de 2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sinais dos tempos

A esquerda e a direita têm que se renovar, é verdade, precisamos de caras novas, gente honesta e com ideias (coisa que vai escasseando na política europeia).
Isto não me pareceria problemático se, e este é de facto um momento económico delicado, não estivessemos a viver um preâmbulo de algo que não se sabe bem o que é.
A chegada ao parlamento europeu de partidos de extrema direita, xenófobos e anti projecto Europa, é reveladora da falta de credibilidade que têm tido os partidos democráticos em quase todos os países. Pode não querer dizer grande coisa, se nos safarmos destes tipos todos no próximo mandato e continuarmos a acreditar que é possível vivermos no mesmo espaço europeu comum. Mas as propostas de gente de extrema direita ultra-conservadora e nacionalista, têm que ser contra a convivência de 27 países de forma legislada e organizada e, obviamente, contra um projecto comum, o que raio estão então a fazer no parlamento europeu?
É engraçado observar que do outro lado do atlântico irradia o sentimento de esperança no crescimento e na vontade de mudar, liderado por alguém que a extrema direita condenaria...
Um abraço felino,
L.