quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mais uma vez, quero ver como é que descalçam a bota.

Mais uma vez os críticos de cinema portugueses deixam-me sem palavras!
O filme do momento, que foi ridiculamente traduzido para português como Quem quer ser bilionário, foi aprovado por unanimidade pelo mundo do cinema norte americano, em Inglaterra, e em alguns festivais de cinema da Europa, enfim, por esse mundo fora, como sendo uma obra a considerar. Não é unânime, é certo, mas dá que pensar e deixa-nos estarrecidos pela excelente fotografia que apresenta.
Já os críticos de cinema portugueses não acham nada disto, e para serem diferentes do resto do mundo, acham que é um filme a evitar e desaconselham quem se atreva a pensar vê-lo. Pergunto-me como é possível considerar este um péssimo filme, pior do que algumas coisas mesmo reles que tenho visto por aí?
É melhor ver este filme que as sequelas todas dos rockys balboas que estamos obrigados a ver por revivalismos dos anos 80, contudo, esse não é o espírito da nossa crítica. Também é melhor ver este filme do que a seca monumental que são alguns filmes portugueses, mas não é esse o espírito que os move. Então pergunto-me, o que raio pensam eles quando fazem crítica de cinema?
Muitas vezes pergunto-me se eles efectivamente vão ao cinema ou se não será inspiração do momento para responder aos testes de cruzinhas (só que neste caso é de estrelinhas)...
Acho que os nossos críticos têm um problema de afirmação e precisam de deixar estas faíscas no ar para que passemos a dar-lhes alguma importância (reparem que disse importância e não crédito).
Um abraço felino,
Zorbas

1 comentário:

André disse...

mais...
Disseram que o Leitor vivia muito das cenas com o corpo da Kate W e ela ganhou o oscar...
disseram mal do Complexo B-M e este foi um dos nomeados para o melhor filme estrangeiro.
até torcem o nariz ao novo disco dos U2... :p