terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Mais um contributo do Guille para este blog...

OUTROS TEMPOS, OUTRAS FRONTALIDADES...
Cópia da carta existente na Biblioteca Nacional de Lisboa dirigida porPina Manique, Corregedor de Santarém (e futuro Intendente de Polícia doMarquês de Pombal) ao Duque de Cadaval, Corregedor-Mor da Justiça doReino.

"Exmo. Sr. Duque de Cadaval:
Se meu nascimento, embora humilde, mas tão digno e honrado como o da maisalta nobreza, me coloca em circunstância de V. Excia. me tratar por TU, -Caguei para mim que nada valho.
Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça do Reino em Santarém,permite a V. Excia., Corregedor Mor da Justiça do Reino, tratar-meacintosamente por TU,- Caguei para o cargo.
Mas, se nem uma nem outra coisa consentem semelhante linguagem, peço aV.Excia. que me informe com brevidade sobre estas particularidades, poisquero saber ao certo se devo ou não Cagar para V. Excia.
Santarém, 22 de Outubro de 1795
PINA MANIQUE
Corregedor de Santarém

Sem comentários: