quarta-feira, 10 de maio de 2006

Folgamos em sabê-lo!

Há coisas na vida que nos fazem crescer e pensar, mas não quero falar disso hoje, quero apenas falar de momentos políticos portugueses cheios de humor britânico nonsense.
Ouvi na rádio o sr. presidente da Associação de Municípios do Algarve falar sobre o abastecimento de água que felizmente chega para este ano e até para meados do próximo. Este aviso é o primeiro sinal de época balnear, já que funciona como convite para o turismo de verão com lucros imbatíveis quando comparados com outras regiões de turismo do país. Dá, portanto, muito jeito que se façam estes comentário no início da época balnear, para que o Algarve cheio de betão à beira mar e campos de golfe em todo o lado lá receba o seu lucro turístico.
Acontece que eu tenho boa memória política e ainda me lembro de alguns comentários do sr. presidente no ano anterior, sobre as falhas de abastecimento de água e os problemas enfrentados por algumas populações. Na verdade se pensarmos bem no investimento de turismo que se tem feito nesta região, concluímos que não se trata apenas de muita gente a tentar investir hoje para ganhar amanhã (com condições para alojamento e restauração que roçam o terceiro mundo), trata-se de todo o trabalho político municipal feito para os turistas de luxo que procuram alguns espaços algarvios. Quando se falava dos problemas relacionados com o uso de água, ocorreu-me que o Algarve tem tantos campos de golfe como sobreiros (a contar com os que arderam no ano passado). Será que ninguém se lembrou da necessidade absurda de água implícita na manutenção deste tipo de equipamento? Sabem quantas pessoas usam efectivamente os campos de golfe plantados ao sul? Eu também não, mas gostaría de saber se são tantas quantas as que tiveram problemas de abastecimento de água no verão passado. Sabem quantos sobreiros arderam nos incêndios de verão? Eu sei que foram os suficientes para prejudicar o nosso melhor produto de exportação - a cortiça (a melhor do mundo, segundo alguns entendidos). Sabem que tipo de água alimenta os campos de golfe? Eu nem quero saber, mas imagino que pode ser canalizada para combate a incêndios. Portanto acho que no melhor momento de nonsense político com que fomos premiados, este senhor não precisa de explicar ao país porque investe tanto tempo, dinheiro público e água em equipamentos usados por minorias com dinheiro suficiente para praticar golfe num buraco da lua, em vez de se aplicar nos projectos de futuro para o país, porque em boa verdade é mesmo disso que se trata: nonsense...
Enfim, os Monthy Phyton não fariam melhor.
Folgamos em saber destes assuntos!
Forte abraço a todos.

1 comentário:

Yakunna disse...

Jolly good!!

hehehe